Zelensky desloca-se a Washington ainda esta semana, avança a imprensa dos EUA

por RTP
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esta terça-feira em Bakhmut, junto à linha da frente. Presidência ucraniana via Reuters

De acordo com vários meios de comunicação norte-americanos, o presidente ucraniano deverá visitar Washington esta quarta-feira e reunir-se com o homólogo norte-americano. A concretizar-se, esta seria a primeira viagem internacional de Volodymyr Zelensky desde o início da guerra na Ucrânia.

O site Punchbowl News foi o primeiro a avançar com a informação. Esta publicação adianta que o presidente ucraniano deverá visitar o Capitólio ainda esta quarta-feira. O jornal online foi fundado em 2021 por três jornalistas veteranos, especializados em assuntos de política.

Entretanto, também a CNN Internacional também noticiou que o presidente ucraniano vai reunir esta quarta-feira com Joe Biden na Casa Branca, isto numa altura em que os dois países discutem a assinatura de um novo pacote de assistência de defesa que poderá incluir o envio de mísseis Patriot.

De acordo com a Associated Press, a visita poderá ainda ser cancelada a qualquer momento devido a questões de segurança.

O novo pacote de ajuda por parte dos Estados Unidos deverá ainda contar com cerca de 45 mil milhões de dólares (cerca de 42 mil milhões de euros) em assistência de emergência à Ucrânia.

Para além de se reunir com o presidente norte-americano, Zelensky também deverá encontrar-se com os líderes do Congresso e os chefes de comités de Segurança Nacional dos Partidos Democrata e Republicano.


Ainda esta terça-feira, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, apelava a todos os membros do Congresso para que estivessem “fisicamente presentes” na sessão de quarta-feira, que teria "um enfoque muito especial" na democracia.

“Vamos encerrar uma sessão muito especial do 117º Congresso com uma legislação que traz progresso para o povo norte-americano, bem como apoio à nossa democracia”, destacava a líder democrata.

O presidente Volodymyr Zelensky fez esta terça-feira uma visita surpresa à cidade de Bakhmut, na província de Donetsk, um local na linha da frente dos combates e considerado de alto risco.
Tópicos
pub