Primeiro avião com ajuda portuguesa chega a Moçambique

por RTP

Foto: José Sena Goulão - Lusa

O primeiro C-130 da Força Aérea portuguesa chegou à cidade da Beira esta sexta-feira, às 15h50 locais (menos duas horas em Lisboa). Pedro Martins, correspondente da RTP em Moçambique, acompanhou a chegada desta primeira equipa de socorro.

Neste momento, a equipa está a fazer a descarga da mercadoria e só no sábado deverão chegar ao terreno para as operações de socorro às vítimas.

O avião transporta a força de reação imediata portuguesa, com 25 fuzileiros, dos quais dez elementos do Exército, três da Força Aérea e dois da GNR.

Os técnicos portugueses vão apoiar as operações de busca e salvamento, com uma equipa de fuzileiros que já tinha estado numa missão anterior no país.

No sábado deverá chegar a Moçambique um segundo avião C-130 com apoio que partiu de Lisboa na quinta-feira à noite.

A bordo seguiram uma equipa avançada de peritos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, elementos da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana (GIPS e binómios de busca e socorro), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da EDP.

Ainda esta sexta-feira irá sair outro avião de mercadorias com donativos destinados a ajudar a população afetada pelo ciclone Idai, que provocou a morte de mais de 290 pessoas só em Moçambique.

pub