Primeiro-ministro da Papua Nova Guiné inicia primeira visita à Austrália

| Mundo

O primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, James Marape, inicia hoje a sua primeira visita à Austrália desde que se tornou líder, em finais de maio, da ex-colónia australiana.

A sua visita surge numa altura em que a Austrália tenta contrariar a crescente influência da China no Pacífico Sul, juntando-se aos Estados Unidos e ao Japão no financiamento de infraestruturas nos estados insulares do Pacífico.

No entanto, Marape já descartou a possibilidade de discutir as relações com a China durante a sua reunião com o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison.

Marape, antigo ministro das Finanças da Papua Nova Guiné, foi eleito primeiro-ministro pelo Parlamento a 30 de maio.

O político de 48 anos foi designado por uma larga maioria dos deputados após semanas de uma crise política que levou o antigo líder do Governo Peter O`Neill a apresentar a sua demissão. O`Neill estava há oito anos no cargo.

Tópicos:

Pacífico, Papua Guiné James, Peter,

A informação mais vista

+ Em Foco

Meio século depois, o Parlamento soviético dos finais da Guerra Fria repudiou o Pacto. Decorridos mais 30 anos, Putin quer reabilitá-lo.

    A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.