Protesto contra lei da extradição em Hong Kong à frente do Departamento de Justiça

por Lusa

Um pequeno grupo de manifestantes contra a legislação que alegam reduzir a independência judicial de Hong Kong promovem hoje um protesto à frente do Departamento de Justiça da ex-colónia britânica, agora administrada pela China.

A ação é promovida num momento em que a chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, não aparece em público há mais de uma semana.

Milhares de pessoas participaram numa manifestação na noite de quarta-feira, durante a qual pediram aos líderes mundiais para discutirem esta matéria polémica na cimeira do G20, na cidade japonesa de Osaka, onde vão estar reunidos, entre outros, os Presidentes da China e dos Estados Unidos.

Algumas dezenas de manifestantes concentraram-se à frente do Departamento de Justiça, como parte de uma série de ações que visam a sede da polícia e instalações do Governo com o objetivo de reforçar a exigência de cancelamento da lei da extradição.

As emendas à lei propostas pelo Governo de Hong Kong permitiriam extraditar suspeitos de crimes para jurisdições com as quais o território não possui acordos prévios, como é o caso da China continental.

Tópicos
pub