Protestos violentos nos Estados Unidos adensam-se em várias cidades

por João Ricardo de Vasconcelos

Reuters

Mais uma noite e madrugada de protestos violentos nos Estados unidos em que dois polícias foram baleados em Oakland, na Califórnia, e um deles acabou por morrer. O recolher obrigatório foi imposto em 25 cidades para evitar que as pessoas saíssem à rua.

Pelo menos oito estados acionaram a guarda nacional e em Los Angeles e Nova Iorque houve carros da polícia incendiados. Manifestações contra a violência policial que provocou a morte de George Floyd, em Minneapolis.

O estado do Minnesota tem o maior dispositivo policial nas ruas desde a Segunda Guerra Mundial como relata o correspondente da Antena 1 nos Estados Unidos, João Ricardo Vasconcelos a partir de Minneapolis

Donald Trump não só condena os protestos como deixa a garantia de que a administração norte americana vai acabar com as manifestações. Uma declaração criticada por Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, que condena fortemente a violência nas ruas mas diz que os americanos têm o direito de se manifestar contra a brutalidade policial.
pub