Putin felicita Lula e quer "cooperação construtiva"

por RTP
Mikhail Metzel - Sputnik via EPA

O Presidente da Rússia felicitou Luiz Inácio Lula da Silva, vencedor das eleições presidenciais no Brasil, e defendeu o desenvolvimento de uma "cooperação construtiva", disse o Kremlin. As reações à vitória de Lula vieram de todos os pontos do mundo.

"Por favor, aceite as minhas sinceras felicitações (...) Os resultados das eleições confirmaram a sua grande autoridade política. Espero que, fazendo esforços conjuntos, asseguremos um maior desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas", disse Vladimir Putin, numa mensagem enviada a Lula da Silva, de acordo com a presidência russa.

As primeiras reações à vitória de Lula da Silva tinham chegado da América Latina. Os presidentes da Argentina e do México felicitaram o presidente eleito. O chefe de Estado argentino recordou as "injustiças" vividas por Lula, depois das quais foi mais uma vez eleito pelo povo do Brasil e "a democracia triunfou".

O chefe de Estado argentino concluiu com a frase: "a América Latina sonha".

De Washington, seguiram também os parabéns endereçados por Joe Biden depois de umas eleições “livres, justas e credíveis”.


O primeiro-ministro canadiano realça que “o povo falou” e afirma que irá trabalhar com o Brasil em “prioridades partilhadas, como a proteção do ambiente”.

Da parte da União Europeia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, congratularam hoje Lula da Silva por ter vencido a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras e afirmaram esperar cooperação nos "desafios globais".

"Parabéns, Lula da Silva, pela sua eleição como Presidente do Brasil. Estou ansiosa por trabalhar consigo para enfrentar os desafios globais prementes, desde a segurança alimentar ao comércio e às alterações climáticas", escreveu Ursula von der Leyen, no Twitter.


Também hoje de manhã, Charles Michel saudou o eleito do Partido dos Trabalhadores, de esquerda, destacando que "os brasileiros escolheram pela mudança".

"A UE está empenhada em cooperar nos desafios globais, [como] paz e estabilidade, prosperidade e alterações climáticas, e vamos trabalhar com toda a região. Espero poder felicitá-lo pessoalmente em breve", adiantou o presidente do Conselho Europeu no Twitter.

Já antes, o chefe da diplomacia tinha endereçado felicitações. “Anseio um trabalho conjunto e o avanço das relações entre a União Europeia e o seu Governo”, diz Josep Borrell.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, saudou Lula da Silva, vincando que, "para a UE, o Brasil é um importante aliado e parceiro, com elevado potencial".

"Juntos temos de enfrentar desafios globais como a guerra, desenvolvimento económico, segurança alimentar e alterações climáticas", elencou Roberta Metsola.


O presidente da França, Emmanuel Macron e o chefe do governo espanhol reagiram, no Twitter, com elogios a esta mudança política.

Macron escreve que foi uma viragem de página
, e agora será um momento de “renovar” os laços de amizade entre os dois países.


Pedro Sánchez refere que o Brasil “decidiu apostar no progresso e na esperança”.
“Os seus êxitos serão os êxitos do povo brasileiro”, refere o chefe do governo espanhol.
Também na conta oficial do Governo espanhol se reitera que “Espanha continuará a impulsionar a sua associação estratégica bilateral”, desejando êxito a Lula.

Os líderes da Austrália e da Nova Zelândia felicitaram também Luiz Inácio Lula da Silva, e disseram querer trabalhar com o Brasil na proteção do ambiente.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, felicitou Lula da Silva pela "vitória tremenda", no domingo. "Fico à espera de trabalhar consigo na proteção do nosso meio ambiente global", disse Albanese na rede social Twitter.

Também a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, destacou, em conferência de imprensa, "a posição clara" de Lula da Silva em relação à crise climática, ao dar os parabéns ao novo Presidente eleito do Brasil. "É claro que o Presidente Lula tem uma posição muito diferente sobre esse problema" em relação ao antecessor Jair Bolsonaro, comentou a líder trabalhista.

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, saudou a vitória de Lula da Silva considerando ter sido "feita justiça ao restaurar-se a vibrante democracia brasileira". "Parabéns Amigo Lula! Parabéns Povo Brasileiro! Justiça foi feita ao restaurar-se a vibrante democracia brasileira e assim corrigirem-se os graves atropelos ao Estado de Direito, as graves injustiças na perseguição e manipulação do poder judicial contra Lula", escreve Ramos-Horta na sua mensagem de felicitações.

O líder cubano, Miguel Díaz-Canel, felicitou o Presidente eleito pela "grande vitória" na segunda volta das presidenciais de domingo e saudou a eleição como o regresso da "justiça social" ao país sul-americano.

"Cuba felicita-o, caro camarada. Atrasaram a sua vitória com métodos atrozes, mas não o puderam impedir de vencer com o voto do povo. Lula volta, volta o Partido dos Trabalhadores do Brasil, volta a justiça social", acrescentou Díaz-Canel na rede social Twitter.

Os Presidentes do Chile e Bolívia saudaram também a vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais no Brasil.

O candidato do Partido dos Trabalhadores (esquerda) foi eleito Presidente do Brasil, com 50,9%, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%, depois de contados todos os votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, obteve mais de 60,3 milhões de votos (50,9% do total), com uma vantagem superior a 2,1 milhões face a Bolsonaro (extrema-direita), que conseguiu 58,2 milhões (49,1%), nas presidenciais de domingo, indicou o portal do TSE.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa agora ao Palácio do Planalto.

O antigo sindicalista terá como vice-Presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

pub