Presidente da República felicita Lula. As reações à vitória em Portugal

por RTP
José Sena Goulão - Lusa

Com a vitória de Lula da Silva confirmada nas presidenciais do Brasil, as reações não demoraram a surgir. Em Portugal, o Presidente da República fala de um "período promissor" no futuro. O primeiro-ministro diz encarar o mandato "com grande entusiasmo".

“O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, refere a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa na página da Presidência.

Belém adianta que o chefe de Estado falou ao telefone, durante a madrugada, com o presidente eleito do Brasil, "tendo ambos reiterado a importância das boas relações entre os dois povos e os dois países irmãos".

António Costa escolheu as redes sociais para deixar a primeira mensagem pública, depois de falar com o próprio Lula, felicitando-o “calorosamente”. “Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximo anos”, em prol dos dois países, mas também das “grandes causas globais”.


Por parte do presidente da Assembleia da República, uma frase apenas.  “Parabéns, Brasil”.

O líder do PSD veio expressar o “nosso profundo desejo de que a partir de hoje o país inicie uma nova etapa de desenvolvimento, conciliação e paz social”.

O Partido Socialista arredou-se das redes sociais. Aos jornalistas felicitou Lula da Silva pela eleição. “Presenciámos hoje a vitória dos valores democráticos no Brasil, enriquecida por uma mobilização única e histórica do povo brasileiro. O Partido Socialista está convicto de que este resultado se traduzirá na reconciliação com os valores da igualdade e da tolerância, em respeito pelo Estado de Direito e pelos Direitos Humanos”.

“A vitória de Lula da Silva é um fator de esperança para o regresso do Brasil ao concerto das nações, o que significará um contributo valioso para o reequilíbrio do quadro geopolítico mundial”, referem os socialistas.

Da parte do Bloco de Esquerda, Catarina Martins felicita o novo presidente.


Em nota enviada às redações, o PCP "saúda a eleição de Lula como presidente do Brasil".

Os comunistas sublinham o que consideram ser "a grande importância e significado político da derrota do candidato da extrema-direita para o desenvolvimento da luta do povo brasileiro e dos povos da América Latina e de todo o mundo pela democracia, o progresso social e a paz".

"Alcançada no quadro de uma campanha em que Bolsonaro e os seus apoiantes, desde a utilização dos fundos públicos, coacção nos locais de trabalho, manipulação da religião, violência armada, recorreram a tudo para se manter no poder, a vitória de Lula da Silva constitui uma grande vitória das forças democráticas e abre caminho à satisfação das mais sentidas aspirações populares".
Por sua vez, a líder do PAN considerou que os eleitores brasileiros deixaram claro que não queriam "continuar com o autoritarismo" que "Bolsonaro personifica".

André Ventura, do Chega, fala de “tristeza “ e de “um país irmão rendido a um candidato corrupto e ex-presidiário”.

“Hoje é um dia muito triste para a lusofonia”, diz, pedindo no entanto que “se evite violência ou a perturbação da ordem constitucional”. “Dói sempre perder para a extrema-esquerda, a vida continua”.

Tópicos
pub