Quatro mortos em naufrágio de barco de pesca durante tempestade na Nova Zelândia

por Lusa
As águas da Nova Zelândia "engoliram" quatro pessoas em naufrágio de barco de pesca D.R.

Quatro pessoas morreram e uma desapareceu, no domingo à noite, na sequência do naufrágio de um barco de pesca, durante uma tempestade ao largo da costa da Nova Zelândia, anunciaram as autoridades.

Cinco das dez pessoas que se encontravam a bordo foram resgatadas por um helicóptero, disse a polícia. O grupo foi transportado para o Hospital Kaitaia, tendo já recebido alta.

Esta manhã, dois corpos foram recolhidos da água por um helicóptero e outros dois foram recuperados por embarcações salva-vidas, adiantou a polícia.

O barco de 17 metros acionou o sinal de emergência às 20h00 de domingo (7h00 de domingo em Lisboa) ao largo do North Cape, na costa norte, desencadeando as buscas e as operações de salvamento. O helicóptero chegou ao local às 22h40 de domingo (9h40 de domingo em Lisboa), disse Nick Burt, porta-voz do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Nova Zelândia.

O barco afundou-se às 2h30 de domingo (13h30 de sábado em Lisboa), acrescentou Burt, referindo que as buscas estão a ser coordenadas por um barco patrulha da marinha, com apoio aéreo de helicópteros e equipas no solo ao longo da linha da costa.

"As condições meteorológicas estão mais favoráveis hoje, e estamos completamente focados nas buscas e resgates das duas pessoas desaparecidas", de acordo com um comunicado do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo, divulgado antes de ter sido encontrado um dos corpos.

O barco de pesca tinha partido do porto de Mangonui, no norte do país, na quinta-feira, escreveu o portal de notícias Stuff.

Além do capitão e de um membro da tripulação, seguiam a bordo oito passageiros de Auckland, cidade mais populosa da Nova Zelândia.

Entre os sobreviventes, encontra-se o capitão, indicou o mesmo portal.

 

Tópicos
pub