Reaberta a crise no Governo de Merkel

por RTP
Axel Schmidt, Reuters

A líder do SPD enviou uma carta aos seus parceiros de coligação, afirmando que a fórmula encontrada na terça feira para resolver a crise do Governo constituiu um erro e tem de ser rediscutida. Merkel mostra-se disposta a aceitar a exigência social-democrata.

Segundo uma declaração do porta-voz do Governo Steffen Seibert, citada em Der Spiegel, "a chanceler federal considera correcto e adequado reavaliar as questões em causa e encontrar uma solução comum aceitável".

A invulgar reacção de Merkel, comunicada através do seu porta-voz, foi suscitada por uma carta da líder social-democrata Andrea Nahles, dirigida à própria chanceler e ao ministro federal do Interior, Horst Seehofer (CSU).

Na carta, também divulgada por Der Spiegel, afirma-se nomeadamente: "As reacções em larga medida negativas da população mostram que nós nos enganámos. Minámos a confiança, em vez de restabelecê-la. Isso deveria ser para todos nós motivo para fazermos uma pausa e repensarmos o que foi combinado".

O ministro Horst Seehofer, o mais obstinado defensor do seu super-espião Hans-Georg Maaßen, que o SPD queria ver demitido, declarou à agência noticiosa dpa: "Creio que uma nova consulta faz sentido, se for possível uma solução consensual. Estamos agora a reflectir sobre isso".
pub