"Reconfiguração política da Europa". Chega saúda "viragem à direita" em Itália

por RTP
"Estamos seguros de que estes ventos de mudança irão chegar a Portugal", escreve o partido de André Ventura Rui Minderico - Lusa

O Chega veio nas últimas horas saudar o que descreveu como uma "viragem à direita" em Itália, sustentando que os resultados das legislativas de domingo no país transalpino pode originar "uma reconfiguração política da Europa". O partido liderado por André Ventura estima mesmo que haja consequências em Portugal.

"Estamos seguros de que estes ventos de mudança irão chegar a Portugal e que também os portugueses terão direito a virar a página e eleger quem seja capaz de defender os seus interesses", escreve o partido em comunicado.Olhando aos resultados em Itália, o Chega congratula-se "com a votação obtida pelos seus congéneres europeus, liderados por Giorgia Meloni e Matteo Salvini".

"Os resultados obtidos por Giorgia Meloni e Matteo Salvini nas eleições italianas abrem caminho a uma verdadeira mudança de políticas em Itália e, ao mesmo tempo, a uma reconfiguração política da Europa", enfatiza o Chega.

Ainda na ótica da formação política portuguesa, na seguência da vitória de uma coligação da direita e da extrema-direita nas legislativas suecas de 11 de setembro, "é agora a vez de a Itália dar mais um sinal claro de que o Continente europeu está em profunda mudança".

"Os eleitores confiam cada vez mais nos partidos que defendem, sem reservas, a soberania dos seus povos, as suas tradições e valores civilizacionais, como é o caso do Chega em Portugal", argumenta o Chega.

O partido exprime a expectativa de que os partidos da coligação vencedora em Itália "consigam rapidamente formar governo e dar aos italianos uma solução governativa forte, estável e capaz de enfrentar os tempos duros que se avizinham".

c/ Lusa
Tópicos
pub