Refugiados atacados e intimidados pela Guarda Costeira da Grécia

por RTP
Elias Marcou - Reuters

Oficiais da Guarda Costeira da Grécia tentaram repelir um barco cheio de refugiados que tentavam chegar às Ilhas do mar Egeu e dispararam na sua direção, como mostram imagens divulgadas pelo governo da Turquia. Uma criança morreu afogada, esta segunda-feira, quando um barco com 48 pessoas se afundou ao largo da ilha de Lesbos.

Desde que a Turquia anunciou que ia parar de travar a entrada de migrantes na União Europeia, os barcos que transportam refugiados, e que cruzam a fronteira com a Grécia, têm sido alegadamente atacados pela guarda costeira grega.

Segundo grupos de resgate e as autoridades turcas, desde o fim-de-semana, em dois incidentes diferentes, a guarda costeira tentou afastar e impedir os botes de chegarem à fronteira.

As autoridades turcas divulgaram um vídeo, na segunda-feira, onde se vê a guarda costeira grega a afastar um barco de borracha na costa do distrito de Bodrum, na Turquia, a cerca de 20 quilómetros da ilha grega de Kos. As autoridades gregas são ainda vistas, no vídeo, a disparar para a água, numa tentativa de intimidar quem seguia a bordo do bote.


Em comunicado, a guarda costeira turca acusou as autoridades gregas de realizarem "manobras destinadas a afundar o barco de borracha a caminho da Grécia transportando migrantes ilegais".
Os oficiais gregos "dispararam" e depois "os migrantes ilegais no barco de borracha foram atingidos por longas varas" para se afastarem, lê-se no comunicado citado pela imprensa turca.

Na segunda-feira, um barco afundou-se na ilha grega de Lesbos e, segundo as autoridades gregas, uma criança de origem síria morreu, sendo a primeira morte relatada desde que a Turquia anunciou, na semana passada, que vai deixar os migrantes entrarem na Europa.

Segundo a Reuters um migrante sírio morreu, também esta segunda-feira, depois de ter sido atacado na fronteira terrestre com a Grécia, onde as forças da fronteira grega usam gás lacrimogéneo para afastar os refugiados que tentam entrar. No entanto, o Governo grego garante que se trata de "notícias falsas".

O grupo de salvamento Alarm Phone disse, no domingo, que um barco tinha sido atacado por homens mascarados que tentaram destruir o motor. Segundo esta organização, outros barcos foram ainda deixados a flutuar em alto mar, tanto pela guarda costeira da Grécia como pela da Turquia.

Em comunicado, o grupo acusou os dois países de fazerem "um jogo perigoso com a vida das pessoas".

A verdade é que milhares de refugiados - principalmente da Síria, de vários países do Médio Oriente e do Afeganistão - tentam atravessar a fronteira entre a Grécia e a Turquia desde que o presidente turco anunciou que o país ia parar de travar a entrada de migrantes na União Europeia.

As autoridades gregas afirmam que pelo menos mil migrantes chegaram às ilhas do mar Egeu oriental desde a manhã de domingo passado.
pub