Reino Unido. Tribunal escocês considerou ilegal pedido de prorrogação do Parlamento de Boris Johnson

por RTP

Boris Johnson está a ser acusado pela oposição de ter mentido à Rainha para justificar a suspensão do Parlamento britânico. Um tribunal superior escocês considerou ilegal esta suspensão e concluiu que o primeiro-ministro apenas quis impedir o Parlamento de discutir o Brexit. A oposição exige agora que Boris Johnson reabra de imediato o Parlamento.

Era a decisão mais esperada pelos opositores de Boris Johnson. O tribunal superior escocês deu razão a um grupo de deputados de várias bancadas que contestou na justiça a suspensão do Parlamento pedida pelo primeiro-ministro.

Dois dos três juízes consideraram que Boris Johnson quis de forma ilegal impedir que as duas câmaras tratassem de matérias relacionadas com o Brexit.

O Partido Trabalhista acusa Boris Johnson de ter mentido à Rainha nas justificações que deu para parar as duas câmaras e garante que vai continuar a exigir que o primeiro-ministro respeite o Parlamento.

Cerca de 30 deputados juntaram-se numa das entradas do Parlamento para exigir que os trabalhos fossem retomados. Alguns ocuparam mesmo o assento na Câmara dos Comuns.

O Governo britânico ficou desapontado com a decisão da justiça escocesa e garante que vai recorrer para o Supremo Tribunal britânico.

Para já o Parlamento vai manter-se suspenso, garante Downing Street, pelo menos até se conhecer a decisão do Supremo Tribunal, prevista para a próxima semana.
pub