Reunião da NATO. "Rússia está a caminho de dura derrota estratégica"

por RTP

Em Berlim, cidade anfritriã de uma reunião ministerial da NATO, o ministro português dos Negócios Estrangeiros sustentou este domingo que "a Rússia está a caminho de uma dura derrota estratégica", na sequência da invasão da Ucrânia. João Gomes Cravinho disse ainda haver uma "boa base para otimismo" face eventuais adesões da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica, apesar do ceticismo turco.

"Tivemos também a oportunidade de começar a falar do futuro, isto é, que tipo de relação com a Rússia será possível ter uma vez terminada a guerra na Ucrânia, porque a Rússia é uma permanência da vida e é necessário estabelecer um diálogo com a Rússia", afirmou o governante.Gomes Cravinho admitiu que a guerra possa prolongar-se durante anos, dadas as diferenças entre as estruturas militares da Rússia e da Ucrânia.

"Contudo, esse diálogo não pode permitir absolutamente qualquer ganho de causa, qualquer tipo de expansão territorial, qualquer tipo de vantagem conquistada pela força. Quanto a isso há uma determinação absoluta por parte de todos os países da NATO", completou Gomes Cravinho.

Questionado sobre as dúvidas suscitadas pela Turquia, a propósito das potenciais adesões da Suécia e da Finlândia, o ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que está em curso "um processo de diálogo para resolver as divergências".

pub