Reunião das Nações Unidas sobre o clima focada na descarbonização

| Mundo
Reunião das Nações Unidas sobre o clima focada na descarbonização

Foto: Kacper Pempel - Reuters

A reunião mundial das Nações Unidas sobre o clima está a decorrer este domingo, na Polónia, e os vários países discutem um objetivo recente: em vez de alcançar sociedades de baixo carbono, torná-las neutras em carbono.

A especialista em alterações climáticas da Universidade Nova de Lisboa, Júlia Seixas, explica este salto que se deu nos últimos anos e os compromissos que irá implicar na reunião da Polónia, nomeadamente o dos cortes obrigatórios nas emissões poluentes que cada país vai ter de aplicar daqui a dois anos.

Além dos compromissos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em cima da mesa estão também as novas tecnologias favoráveis ao clima, o papel dos cidadãos como líderes das mudanças e a importância das florestas.

O objetivo principal é manter o aumento da temperatura média do planeta em um grau e meio acima da temperatura global antes da era industrial.

A pequena cidade de Katovice, no sul da Polónia, com 300 mil habitantes, transforma-se nas próximas duas semanas na capital mundial do clima e receberá representantes de perto de duas centenas dos países que assinaram o acordo de Paris.

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.