Rússia. Explosão em base militar provoca dois mortos e seis feridos

por RTP
Fotografia de dois caças russos - nomeadamente o MiG-31B supersónico. Reuters - Ilya Naymushin

A explosão de um líquido utilizado nos motores de caças esta quinta-feira, numa base de lançamento militar, provocou dois mortos e seis feridos. Este já é o segundo incidente com vítimas mortais, numa base militar russa, registado esta semana.

“Durante um teste ao líquido utilizado nos motores de caças ocorreu a explosão e a combustão desse mesmo produto”, lê-se num comunicado do Ministério da Defesa russo.

Não houve substâncias químicas nocivas libertadas para a atmosfera, os níveis de radiação estão normais”, afirmou o Ministério.

A explosão desta quinta-feira tornou-se no segundo incidente com vítimas mortais a acontecer dentro de instalações de defesa russas.

De acordo com as autoridades, “dois especialistas não resistiram aos ferimentos” e alguns funcionários do Ministério da Defesa tiveram “ferimentos de gravidades diversas”.

“Todas as vítimas foram transportadas para o hospital".

O incidente ocorreu na região de Arkhangelsk, no norte da Rússia, e originou um incêndio dentro das instalações militares.

Ainda assim, o governador da região de Arkhangelsk, Igor Orlov, sublinhou que não haveria necessidade de evacuar a base, cujo nome ainda não foi mencionado.

A Rússia continua a manter um véu de sigilo em torno das instalações militares da região.

O nome do local onde ocorreu a explosão ainda não foi mencionado. No entanto, sabe-se que a base militar de Nyonoksa - conhecida como a área de testes russa - se encontra relativamente perto da frota naval.

Inaugurada em 1954, esta base testa praticamente todos os sistemas de mísseis utilizados pela marinha russa.

Ainda no início desta semana, o exército russo já tinha registado a ocorrência de um incêndio num depósito de munições perto de uma escola, na região de Krasnoyarsk, na Sibéria.

Este incidente deixou uma vítima mortal e provocou 13 feridos. Mais de 16 mil pessoas tiveram de ser evacuadas.


Tópicos
pub