Rutte pede a Zelensky para encontrar forma de reparar relação com Trump
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, afirmou este sábado ter pedido ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para reparar a sua relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o desentendimento entre ambos na Casa Branca.
"O que eu disse ao presidente Zelensky foi: Acredito, caro Volodymyr, que tens de encontrar uma forma de reparar a tua relação com Donald Trump e com a Administração norte-americana", afirmou Mark Rutte à BBC.
O secretário-geral da NATO destacou ainda a necessidade de a Ucrânia, a União Europeia e os aliados transatlânticos estarem unidos.
"Temos de nos manter unidos, os Estados Unidos, a Ucrânia e a Europa, para trazer uma paz duradoura à Ucrânia", acrescentou.
A visita de Volodymyr Zelensky à Casa Branca na sexta-feira transformou-se num confronto verbal quando Donald Trump e o seu vice-presidente, JD Vance, acusaram o líder ucraniano de não estar grato pela ajuda norte-americana e de recusar conversações de paz.
O confronto levou o presidente ucraniano a abandonar prematuramente a Casa Branca, sem assinar o previsto acordo sobre minerais.