São Tomé e Príncipe. EUA esperam que novo Governo ajude a desenvolver futuro do país

por Lusa

Os Estados Unidos da América (EUA) felicitaram hoje São Tomé e Príncipe pelas suas eleições, indicando esperar que o Governo eleito "continue a construir as tradições democráticas" e dê ao seu povo "um futuro seguro, próspero e saudável".

"Os Estados Unidos felicitam São Tomé e Príncipe pelas suas eleições. O povo são-tomense teve a oportunidade de ter os seus votos contados e suas vozes ouvidas na construção do seu próprio futuro", indicou o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado.

"Esperamos que o Governo eleito continue a construir as tradições democráticas de São Tomé e Príncipe e dê a diversas perspetivas a oportunidade de ajudar a desenvolver um futuro seguro, próspero e saudável para todos os são-tomenses", acrescenta a nota assinada pelo porta-voz do Departamento, Ned Price.

Segundo o anúncio feito pela Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe na segunda-feira à noite, a Ação Democrática Independente (ADI) foi o partido mais votado nas legislativas de domingo, com um total de 36.549 votos, seguido do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), do primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, com 25.531 votos.

A taxa de abstenção foi de 34,33%, adiantou José Carlos Barreiros.

O apuramento final dos resultados e posterior validação pelo Tribunal Constitucional deverá estar concluído no início da próxima semana, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

Tópicos
pub