Sarkozy é o primeiro ex-Presidente francês julgado por corrupção

| Mundo

Decorre na justiça francesa mais do que um processo de corrupção contra Sarkozy
|

Nicolas Sarkozy vai ser julgado pelo caso das “escutas telefónicas”. Acusado de corrupção e tráfico de influências, todos os recursos que o antigo Presidente da República de França apresentou falharam.

É a primeira vez na história de França que um antigo Chefe de Estado é levado a julgamento. A justiça francesa aprovou a realização do julgamento de Nicolas Sarkozy, que foi Presidente entre 2007 e 2012. Decorre na justiça francesa mais do que um processo de corrupção contra Sarkozy. No entanto, o antigo Presidente nega qualquer irregularidade.

O caso foi espoletado por escutas telefónicas no âmbito de outra investigação. Os investigadores começaram a suspeitar que Sarkozy prometera um alto cargo público ao magistrado Gilbert Azibert, em troca de informações judiciais secretas.

O advogado do ex-Presidente francês anunciou esta quarta-feira que, depois de todos os recursos terem sido rejeitados pelo Tribunal de Recurso de Paris, o caso irá a julgamento.

O processo em causa iniciou-se quando, por ordem judicial, se realizaram escutas ao telefone de Sarkozy por suspeitas de que teria recebido dinheiro do líder líbio Muammar Kadhafi para financiar a campanha eleitoral em 2007.

Durante esta investigação, as escutas revelaram conversas entre Sarkozy e o seu advogado, Thierry Herzog, sobre alegadas informações obtidas através do juiz Azibert em 2014, sobre o processo do alegado financiamento ilegal da campanha de 2012 – conhecido como caso “Bygmalion” – pela herdeira da multinacional de cosmética L’Oréal, Liliane Bettencourt, em que o ex-Presidente acabou por ser ilibado.

Entretanto, a equipa de defesa de Sarkozy disse, segundo a Reuters, que o uso de escutas telefónicas numa investigação sobre o alegado financiamento ilícito de campanhas violou uma decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Nicolas Sarkozy retirou-se da política em 2016, após a derrota nas primárias do seu partido. Já então, perdendo a imunidade presidencial, foi alvo de diversas investigações por suspeitas de corrupção, fraude, favorecimento e financiamento ilícito de campanhas. A julgamento vão também o seu advogado e o antigo magistrado.

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.