Secretária da Segurança Interna dos EUA desconhece gravação de alegadas crianças imigrantes

por Lusa
Leah Millis - Reuters

A secretária da Segurança Interna norte-americana afirmou, na segunda-feira, não ter ainda ouvido uma gravação, na qual se ouvem, alegadamente, crianças imigrantes, em centros de detenção temporários, a chorarem pelos pais.

Kirstjen Nielsen afirmou não ter ouvido a gravação, mas sublinhou que todas as crianças que se encontram sob custódia do Governo dos Estados Unidos estão a ser tratadas com dignidade e humanidade.

Em relação às críticas da oposição, que acusou a Administração de Donald Trump de estar a usar cerca de duas mil crianças imigrantes separadas das famílias como "peões" para alcançar fins políticos, como por exemplo o financiamento do muro entre os Estados Unidos e o México, a secretária norte-americana negou categoricamente estas acusações.

"As crianças não estão a ser usadas como peões", afirmou Kirstjen Nielsen.

A secretária da Segurança Interna norte-americana desvalorizou ainda os relatos dos `media` e instou as pessoas "a não acreditarem na imprensa", salientando que crianças separadas das famílias "estão a ser bem tratadas".

Uma gravação da organização não-governamental ProPublica parece ter capturado vozes de crianças imigrantes a chorarem pelos pais nos centros de detenção temporários nos Estados Unidos, nas zonas de fronteira com o México.

A advogada de direitos humanos Jennifer Harbury disse ter recebido esta gravação de um denunciante. De acordo com Harbury, que passou o áudio à ProPublica, a gravação foi feita na semana passada, não revelando, contudo, o local da gravação.

As autoridades norte-americanas confirmaram, na semana passada, que cerca de 2.000 migrantes menores foram separados das famílias na fronteira com o México nas últimas seis semanas, no âmbito da política "tolerância zero" aos imigrantes ilegais nas zonas fronteiriças impulsionada pela administração do Presidente Donald Trump.

Nos últimos dias têm surgido nos `media` internacionais relatos sobre a situação dramática vivida por estas crianças, que estão em armazéns convertidos em centros de detenção temporários e, em alguns casos, estão confinadas a espaços que são descritos como gaiolas.

Testemunhos de jornalistas, citados pela agência norte-americana Associated Press (AP), dão conta de que centenas de crianças são mantidas em grandes caixas de metal, dentro de armazéns no sul do Texas, enquanto esperam pelos respetivos pais.

A situação está a ser fortemente criticada pela oposição democrata, mas também está a causar mal-estar dentro do próprio Partido Republicano, que apoia Donald Trump.

O governador republicano do Massachusetts, Charlie Baker, reverteu a decisão de enviar um helicóptero da Guarda Nacional para a fronteira com o México para ajudar ao combate à imigração ilegal, devido a esta política "cruel e desumana" do Governo.

O senador do estado do Texas, Ted Cruz, anunciou esta segunda-feira estar a preparar legislação destinada a manter as famílias de imigrantes juntas.

"Todos os americanos estão, com razão, horrorizados com as imagens que estamos a ver nas notícias (...) crianças em lágrimas a serem afastadas dos pais e das mães", disse o republicano ultraconservador. "Isto tem de parar", concluiu.

Tópicos
pub