Segurança de Macron despedido e detido

por RTP
Alexandre Benalla já não é segurança de Emmanuel Macron Reuters

Após várias pressões, Emmanuel Macron despediu o segurança privado que o acompanhava em vários eventos. Alexandre Benalla acabou por sair do cargo depois de ter sido filmado a agredir manifestantes no 1.º de Maio, num vídeo divulgado pelo Le Monde.

Alexandre Benalla, segurança de Emmanuel Macron, foi despedido e preso para interrogatório. Em causa está um vídeo que mostra imagens do antigo segurança do presidente francês, com um capacete de polícia, a agredir manifestantes durante as celebrações do 1.º de Maio, em Paris.

Numa primeira instância, Macron suspendeu o segurança, com 15 dias sem vencimento. O Le Monde revelou também que outros três polícias de Paris foram suspensos após terem cortado partes do vídeo das agressões e de as entregarem a Benalla, de acordo com o Eliseu.



O Ministério do Interior revelou também que as imagens foram passadas indevidamente para terceiros no dia 18 de julho, dia em que Le Monde revelou as imagens. Depois de muitas pressões, Macron despediu o segurança.

Duramente criticado durante várias semanas, o presidente francês suspendeu, primeiramente, o segurança mas viu-se obrigado a despedi-lo. De acordo com a classe política francesa, Macron incorre num crime por saber o que aconteceu em Paris, não tendo feito uma participação às autoridades.

No Parlamento francês foi aprovado um inquérito de um mês para investigar o caso de Alexandre Benalla, que se afastou do local, ao aperceber-se de que estava a ser gravado durante os festejos do 1.º de Maio. Benalla acompanhava Emmanuel Macron desde a campanha eleitoral.
Tópicos
pub