Seis ministros moçambicanos entram no novo Comité Central da Frelimo

por Lusa

Seis ministros do atual Governo moçambicano foram eleitos entre os novos membros do Comité Central da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), anunciou hoje o partido no poder.

Entre os novos membros, eleitos na segunda-feira, durante o quarto dia do 12.º Congresso do partido, destacam-se Adriano Maleiane (primeiro-ministro), Max Tonela (Economia e Finanças), Helena Kida (Justiça), Ana Comoana (Administração Estatal e Função Pública) Josefina Mpelo (Combatentes) e Eldevina Materula (Cultura e Turismo).

Entre os novos membros está Jacinto Nyusi, filho mais velho do atual chefe de Estado, N´aite Chissano, filho do antigo Presidente da República Joaquim Chissano, bem como Alberto Chipande Júnior, filho do antigo ministro da Defesa e membro histórico da Frelimo Alberto Chipande.

Filipe Nyusi, por inerências de funções, e Alberto Chipande são membros da Comissão Política.

Neste congresso, passou a vigorar a nova disposição do órgão, que cresceu de 230 para 250 militantes e determina que 60% transitem do mandato anterior e 40% entrem pela primeira vez no órgão.

Durante a reunião magna, foram eleitos 81 membros, sendo que a maioria já tinha sido eleita antes da realização do congresso, durante as conferências provinciais ocorridas no início deste mês.

Hoje, o 12.º Congresso da Frelimo vai eleger o secretário-geral, Comissão Política e Comité de Verificação, que é o órgão de disciplina do partido, bem como proceder a uma revisão dos estatutos da organização.

Depois do congresso, passará pelos novos órgãos a escolha do candidato às eleições presidenciais de 2024.

Tópicos
pub