Seul anuncia exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos

por Lusa

A Coreia do Sul anunciou hoje uma série de exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos, com armamento pesado e fogo real, uma resposta parcial à explosão de minas antipessoais imputada por Seul a Pyongyang.

Quatro exercícios, no decurso dos quais serão utilizados tanques, helicópteros de ataque e caças-bombardeiros, vão decorrer numa zona situada a cerca de 30 quilómetros a sul da fronteira com a Coreia do Norte, precisou o Ministério da Defesa.

"Isto vai demonstrar a nossa capacidade de resposta a qualquer ato provocador, incluindo agressões traiçoeiras como o ataque da mina antipessoal", disse um porta-voz.

Na segunda-feira, a Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte pela instalação de uma mina terreste que na semana passada feriu dois soldados numa missão de patrulha na Zona Desmilitarizada (DMZ), perto da fronteira com a Coreia do Norte, e ameaçou fazer "pagar um preço elevado" a Pyongyang pela alegada agressão.

O primeiro exercício decorre hoje e o último antes do fim do mês. Trata-se de exercícios distintos das manobras anuais conjuntas de grande escala designadas "Ulchi Freedom" previstas durante duas semanas, a partir de segunda-feira.

As Coreias continuam tecnicamente em guerra desde o conflito em que se enfrentaram (1950-53), uma vez que este terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

Tópicos
pub