Sismo de magnitude 7.8 na Turquia provoca centenas de mortos

por RTP
Poucos minutos depois do primeiro sismo, ocorreu outro abalo de 6.7 graus na escala de Richter, a 9,9 quilómetros de profundidade Sertac Kayar - Reuters

Um sismo de magnitude 7.8 na escala aberta de Richter, que ocorreu durante a última madrugada no sudeste da Turquia, causou pelo menos 284 mortos e 2.323 feridos. Há também notícia de mais de uma centena de vítimas mortais na Síria. O abalo ocorreu cerca das 22h17 (1h17 em Lisboa) na província de Kahramanmaras, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

(em atualização)

Em conferência de imprensa, o vice-presidente turco, Fuat Oktay Told, adiantou que morreram pelo menos 70 pessoas na província de Kahramanmaras, onde se localizou o epicentro. Morreram outras 20 em Osmaniye, 18 em Sanliurfa, 14 em Diyarbakir e 13 em Adiyaman. O balanço é provisório.

Pelo menos 119 pessoas perderam também a vida em diferentes cidades da Síria. Os meios estatais de comunicação social, que citam o Ministério sírio da Saúde, referem 99 vítimas mortais em regiões controladas pelo Governo de Bashar al-Assad.

A Associated Press avança com um balanço de 20 mortos em regiões controladas por rebeldes, que abrigam cerca de quatro milhões de deslocados provenientes de outras zonas da Síria.De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, poucos minutos depois do primeiro sismo, ocorreu outro abalo de 6.7 graus na escala de Richter, a 9,9 quilómetros de profundidade.


Os sismos foram sentidos em várias cidades, noticiou a estaçãol televisiva turca TRT Haber.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram prédios destruídos em várias cidades do sudeste da Turquia.


Os abalos foram igualmente sentidos no Líbano e em Chipre, segundo a France Presse.

O território turco está situado numa das zonas sísmicas mais ativas do planeta. Em novembro, um sismo de magnitude 5.9 atingiu a província turca de Düzce, a 200 quilómetros a leste de Istambul. Pelo menos 68 pessoas ficaram então feridas.

O sismo teve lugar na mesma província onde um terramoto de magnitude 7.4 matou cerca de 17 mil pessoas em agosto de 1999 - mil em Istambul.

c/ agências
Tópicos
pub