SpaceX anuncia acordo para levar turistas ao espaço

por RTP
"Esta missão será uma experiência social e uma oportunidade na vida de ter o dobro da altura de qualquer outra missão espacial civil ou de uma visita à Estação Espacial Internacional" Joe Skipper - Reuters

A companhia norte-americana SpaceX e a empresa de turismo espacial Space Adventure chegaram a acordo para poderem transportar quatro pessoas até ao espaço, de forma a entrarem na órbita da Terra. O voo vai realizar-se nas cápsulas Dragon e deverá acontecer entre o final de 2021 e o início de 2022.

Os turistas que vão viajar com a companhia fundada por Elon Musk e com a Space Adventure poderão observar a Terra de uma forma que ninguém viu, pelo menos desde o programa Gemini.

“Esta missão histórica vai abrir um caminho que permitirá que os voos espaciais sejam possíveis para todas as pessoas que sonham com eles”, declarou Gwynne Shotwell, presidente e diretor das operações da SpaceX, citado pelo jornal espanhol El País.Segundo a empresa, o anúncio vem na sequência do sucesso da primeira demonstração do Crew Dragon em março de 2019.

Os quatro viajantes, que ainda não foram escolhidos, vão viajar no Falcon 9, que vai partir do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, e permanecerão na órbita da Terra durante cinco dias, a uma altitude estimada entre os 800 e os 1200 quilómetros (duas a três vezes mais do que a altitude da órbita da ISS).

Com a abertura da SpaceX ao turismo espacial, a empresa passa a competir com a Virgin Galactic e a Blue Origin, duas companhias que estão a trabalhar em veículos de voo suborbital e orbital, com o objetivo de transportar pessoas até ao espaço.

“Esta missão será uma experiência social e uma oportunidade na vida de ter o dobro da altura de qualquer outra missão espacial civil ou de uma visita à Estação Espacial Internacional”, declarou a empresa.

A SpaceX afirma que pretende “criar oportunidades únicas e sem precedentes” para que os cidadãos possam ter uma “experiência diferente”.
Tópicos
pub