Submarinos. MNE salienta importância de "restaurar a confiança que se tenha perdido"

por RTP

No percurso entre o hotel e a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, o ministro dos Negócios Estrangeiros falou à RTP sobre o impacto do acordo AUKUS, entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, acordo esse que fez cair um entendimento prévio entre França e a Austrália.

Augusto Santos Silva reconhece que houve uma "quebra de confiança" e mesmo "um elemento perturbador", pelo que Portugal se solidariza com França, depois de Paris ter visto cair, unilateralmente e sem aviso, o acordo para a compra de submarinos que havia sido celebrado em 2016.

Salientou, em declarações à RTP, que a União Europeia, Estados Unidos e o Reino Unido devem estar alinhados nas estratégias em relação ao Indo-Pacífico
e que é do interesse de Portugal "que esse alinhamento se mantenha, seja reforçado, e não seja perturbado".

O MNE português adiantou ainda que já reuniu com a ministra australiana dos Negócios Estrangeiros para "conhecer o ponto de vista" de Camberra sobre esta questão.

O chefe da diplomacia portuguesa refere à RTP que agora é tempo de "trabalhar no sentido de restaurar a confiança que se tenha perdido", tendo em conta que a região do Indo-Pacífico é "essencial".
pub