Suécia e Noruega reforçam Iniciativa Europeia de Intervenção

por Lusa

A Suécia e a Noruega estão em vias de entrarem na Iniciativa Europeia de Intervenção (IEI), integrada por 10 países, cujos ministros da Defesa se reúnem hoje nos Países Baixos, disse à AFP fonte francesa conhecedora do processo.

Nascida há um ano por impulso do Presidente francês, Emmanuel Macron, com o objetivo de desenvolver uma "cultura estratégica partilhada" e reforçar "a capacidade dos europeus em agir em conjunto", a IEI junta hoje a França, a Bélgica, o Reino Unido, a Alemanha, a Dinamarca, os Países Baixos, a Estónia, a Espanha, a Finlândia e Portugal.

"Novos países vão juntar-se à Iniciativa: dois países do Norte da Europa devem estar à mesa na sexta-feira", por ocasião da segunda reunião ministerial da IEI, anunciou na quinta-feira a porta-voz do Ministério da Defesa francês, Yasmine-Eva Fares-Emery, sem detalhar a sua identidade.

Os países em causa são a Suécia e a Noruega, avançou à AFP uma fonte conhecedora do processo.

No final de agosto, perante os embaixadores franceses, o Presidente Macron tinha indicado que a Grécia desejava entrar na IEI.

Este alargamento ocorre no momento em que a França procura convencer os seus parceiros europeus a empenharem militares no Sahel, para apoiar a operação antiterroristas francesa Barkhane, que mobiliza 4.500 efetivos.

A operação Barkhane já beneficia da contribuição de contingente estónio de 50 homens, colocados em Gao, no Mali, e três helicópteros pesados de transporte britânicos CH-47 Chinook.

Tópicos
pub