Tailândia. Grupo retido em caverna recebe treino e mantimentos

por RTP
O grupo foi encontrado na segunda-feira depois de nove dias preso na caverna devido ao aumento dos níveis de água Soe Zeya Tun - Reuters

Os 12 menores e o treinador de futebol presos numa caverna do norte da Tailândia estão a ser treinados para respirar com máscaras de mergulho, enquanto se preparam para uma possível tentativa de saída antes das monções. O responsável tailandês pelo resgate advertiu para a iminência de uma tempestade que pode "inundar completamente" a câmara.

As autoridades tailandesas estão a tentar a todo o custo drenar a água da caverna no norte da Tailândia onde o grupo de jovens e o treinador de futebol ficaram presos antes das tempestades. Uma extração "quase impossível", segundo um coordenador do esforço de resgate internacional.

Os jovens encontram-se num lugar alto e a salvo das enchentes, informou Ruengrit Changkwanyuen, um coordenador do contingente tailandês da equipa internacional de mergulho em cavernas, que localizou o grupo na noite de segunda-feira.

"As equipas de resgate têm de trabalhar rapidamente porque, até sexta-feira, chegará uma tempestade e, se a chuva começar de novo, a caverna ficará totalmente inundada", disse Changkwanyuen ao britânico The Guardian. "Se isto acontecer, será quase impossível distribuir mantimentos ou conseguir contactá-los."

 

O grupo foi encontrado na segunda-feira depois de nove dias preso na caverna devido à subida do nível da água. Desde então, os jovens já receberem comida e tratamento médico. Porém, o resgate pode levar meses, uma vez que precisam de ser ensinados a nadar ou esperar que a água diminua.

Nenhum dos rapazes, entre os 11 e os 16 anos, sabe nadar. Usar aparelhos de respiração, para que possam ser retirados do sistema de cavernas por mergulhadores, parece ser a única opção no momento.

Um novo vídeo entretanto divulgado pela marinha tailandesa mostra os jovens envoltos em mantas térmicas, enquanto se apresentam e dizem "eu estou saudável" ou “obrigado”.
Thai NavySEAL

หลังได้ทานอาหารเพิ่มพลังงานที่หน่วยซีลดำน้ำนำเข้าไป และแพทย์ทหารที่ผ่านการฝึกในหลักสูตรนักทำลายใต้น้ำจู่โจมตรวจร่างกายทีมหมูป่าทุกคนแล้ว น้องๆส่งเสียงทักทายผู้คนที่รอคอยอยู่นอกถ้ำฝากมาครับ ...

"Como se fossem nossos filhos"
De acordo com as autoridades, os elementos do grupo pareciam mental e fisicamente saudáveis após receberem comida e água. No entanto, os menores ainda não conseguiram falar com os pais. A tentativa de enviar um telemóvel para a caverna falhou quando a proteção à prova de água que rodeava o dispositivo se partiu. As autoridades preparam-se para enviar outro telemóvel. 

Com o grupo estão também um enfermeiro e alguns soldados. "Estamos a cuidar deles como se fossem nossos filhos", disse Narongsak Osatanakorn, governador da província de Chiang Rai.

Um vídeo difundido na manhã desta quarta-feira mostra o grupo a ser tratado por um médico da marinha tailandesa, que passou a noite dentro do complexo de cavernas estão presos há 11 dias.
กองทัพเรือ Royal Thai Navy

thainavyseal วานนี้ (3 ก.ค.61) ชุดช่วยเหลือฯ (NAVY SEAL) แพทย์ทหารบก (พ.ท.ภาคย์ฯ) และพยาบาลเวชศาสตร์ใต้น้ำกองทัพเรือ ได้ทำแผล และตรวจประเมินสุขภาพ เยาวชนทีมฟุตบอลหมูป่าอะคาเดมี่ 13 คน...


"O mais importante é reduzir os níveis de água", realça Osatanakorn ao Guardian. "A água diminuiu muito, mas quando está a chover não podemos combatê-la. Se não chover, podemos obter bons resultados. O tempo é limitado para tirar as crianças”.

O grupo está dentro da caverna desde o dia 23 de junho, quando entrou no local depois de um treino de futebol. O súbito aumento do nível da água reteve os menores e o treinador que os acompanha.
pub