Tailândia, Myanmar, Hong Kong. Saudação de "Jogos da Fome" torna-se viral.

por Carla Quirino - RTP
Manifestações pro-democracia na cidade de Rangoon, em Myanmar. Lynn Bo Bo - EPA

Do cinema à realidade. O gesto com os três dedos apontados para cima foi adotado pelos manifestantes pró-democracria na região oriental da Ásia ao longo da última década. Representa o movimento de desobediência civil contra o poder imposto. No universo distópico de "Hunger Games" a saudação assume um pendor solidário e revolucionário.

Atriz Jennifer Lawrence faz a saudação dos três dedos em "The Hunger Games". | Crédito: Lionsgate

O gesto surgiu pela primeira vez na Tailândia, na sequência de um golpe militar em maio de 2014.

Sirawith Seritiwat, jovem manifestante pró-democracia, recorda que a mensagem anti-autoritária veiculada nos filmes de "Jogos da Fome" ressoou entre os jovens manifestantes da época. "Sabíamos que seria facilmente compreendido para representar conceitos de liberdade, igualdade, solidariedade". 

Protesto anti-Governo no 47.º aniversário da Revolta Estudantil, a 20 de outubro de 2020, em Banguecoque, Tailândia | Foto: Reuters

Citado no jornal britânico The Guardian, Seritiwat acrescenta: “Porque a situação anti-golpe naquela época parecia semelhante às cenas de Hunger Games, em que as pessoas apontavam com três dedos para o presidente Snow”.

O gesto acabou por ser banido na Tailândia, mas foi agora recuperado em Myanmar.

Terá começado com um grupo de médicos de Rangoon, que fez uma saudação com três dedos em sinal de apoio à líder civil deposta, Aung San Suu Kyi,  e de desafio aos líderes do golpe de Estado militar.

Profissionais de saúde saíram à porta do hospital para saudar os manifestantes em Rangoon, Myanmar | Foto: Reuters

Os três dedos voltaram a ser vistos na cidade de Mandalay, em novos protestos a favor do partido de Sua Kyi, e as imagens acabaram difundidas nas redes sociais, tornando-se virais.

Um homem com uma tatuagem de Aung San Suu Kyi participa no protesto contra o golpe de Estado militar e para exigir a libertação da líder eleita, em Rangoon | Foto: Reuters

Na saga literária e cinematográfica, o gesto é representativo de solidariedade num mundo distópico onde os rebeldes lutam pela liberdade contra um tirano todo-poderoso.

Atores Josh Hutcherson, Elizabeth Banks e Jennifer Lawrence em "The Hunger Games: Catching Fire". | Crédito: Murray Close/Lionsgate

Na vida real, o gesto foi incorporado e repetido por todos que se manifestam contra regimes não democratas em toda a região asiática.
 
O polegar segurando o dedo mínimo, palma da mão voltada para fora e os três dedos apontados para cima, passou a simbolizar resistência e solidariedade nas ruas de Myanmar, a antiga Birmânia, e Tailândia.

Em Hong Kong, os movimentos de oposição ao Governo de Pequim são liderados por jovens que anseiam reformas. A saudação com os três dedos associada ao gesto cinematográfico também foi ganhando terreno.
  
Os manifestantes pró-democracia imitam uma saudação de três dedos do filme "The Hunger Games", durante um comício no distrito comercial de Mong Kok em Hong Kong a 27 de novembro de 2014 | Foto: Bobby Yip - Reuters (arquivo)

A primeira referência conhecida do uso da saudação dos três dedos apontados para cima e palma da mão para fora remonta ao ano de 1908. Robert Baden-Powell, no livro Escotismo para meninos, identifica o gesto dos três dedos como saudação mundial entre organizações escoteiras e guias.

A este cumprimento está atribuído o sinal de solidariedade e de inter-ajuda.
Tópicos
pub