Tempestade de neve no Texas deixa milhões sem eletricidade e água. O que faz o senador Republicano Ted Cruz? Vai de férias para um resort de luxo no México

por Alexandre Brito - RTP
Ted Cruz fotografado no aeroporto de Cancún, no México Reuters

O Estado do Texas, nos EUA, continua a sofrer as consequências de uma das maiores tempestades de neve dos últimos anos. Milhões de pessoas ficaram vários dias sem eletricidade e agora a água, ou a falta dela, também é um problema. Perante este estado de calamidade, o senador do Texas Ted Cruz decidiu viajar até um resort em Cancún, no México.

Primeiro nas redes sociais, agora por toda a comunicação social. Os norte-americanos, em particular os texanos, não perdoam o senador Ted Cruz que, no meio do caos provocado pela tempestade de neve no Texas, decidiu viajar para o México.


"Foi obviamente um erro", disse o senador, já de regresso, em Houston. 

Apesar das desculpas, apesar de ter dito que foi para Cancún porque as filhas lhe pediram, e apesar de afirmar que se arrependeu mal entrou no avião, este terá sido erro um que pode ter acabado com o desejo de ser candidato presidencial em 2024, uma ideia que alimenta.

Até porque nos EUA estes casos são investigados e explorados até à exaustão.

De acordo com a agência Reuters, um grupo político próximo do Partido Democrático - American Bridge - teve acesso a mensagens enviadas pela mulher de Ted Cruz a vizinhos onde lhes perguntava se queriam ir numa viagem de família até Cancún. "Alguém quer ou pode sair por uma semana", escreveu, ao mesmo tempo que realçava o facto de os preços do hotel Ritz Carlton estarem a apenas 309 dólares.

Nada disto é também perdoado nas redes sociais. O caso ganhou dimensão quando foram partilhadas no Twitter fotografias de Ted Cruz no aeroporto e depois já no avião.

Também com o habitual humor a que os utlizadores do Twitter já nos habituaram, são agora vários os memes de Ted Cruz em viagem. 

Em Marte: Com Bernie Sanders, gelado, sentado no aeroporto a vê-lo passar: E várias outras caricaturas como esta:
A troca das temperaturas negativas do Texas pelos 26 graus e um resort de luxo no México pode ter acabado com a carreira política de Ted Cruz, embora, como sabemos, nos EUA tudo é possível.

O Estado foi atingido por uma das maiores tempestades de neve dos últimos anos, com o frio a provocar profundos estragos tanto no sistema de distribuição de eletricidade como de água.
pub