Trump anuncia que cimeira com Coreia do Norte foi cancelada

por RTP
A cimeira entre Trump e Kim Jong-un estava marcada para o próximo dia 12 de junho em Singapura Reuters

O Presidente dos Estados Unidos cancelou a cimeira com Kim Jong-un. Em carta enviada ao líder da Coreia do Norte, entretanto revelada pela Casa Branca, Donald Trump argumenta que a "hostilidade aberta" em declarações recentes impedem a realização, nesta altura, do encontro que estava marcado para 12 de junho.

"Queria muito estar lá [em Singapura] consigo", escreveu Donald Trump no documento agora revelado. "Infelizmente, tendo em conta a tremenda hostilidade aberta nas suas mais recentes declarações, penso que é inapropriado, nesta altura, termos este encontro há muito preparado".

"Por isso, que esta carta sirva para afirmar que a Cimeira de Singapura, a bem das duas partes, mas em detrimento do mundo, não vai acontecer".

A cimeira entre Trump e Kim Jong-un estava marcada para o próximo dia 12 de junho em Singapura.

Ainda esta quinta-feira a vice-ministra norte-coreana dos Negócios Estrangeiros tinha qualificado o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, como "marioneta política", depois de este ter comparado a situação atual da Coreia do Norte ao que aconteceu na Líbia.

O cancelamento da cimeira acontece no dia em que a Coreia do Norte iniciou o processo de desnuclearização, ao destruir pelo menos três túneis do local de testes nucleares de Punggye-ri.
Tópicos
pub