Trump desafia imprensa e tribunais

por RTP
Carlo Allegri , Reuters

O presidente norte-americano prometeu que nas próximas duas semanas tomará uma "importante decisão" sobre a imprensa que considera estranha aos interesses do povo. Num recado ao poder judicial, Trump acrescentou ainda que manterá os "terroristas islâmicos" fora do país.

No discurso pntem pronunciado por ocasião dos cem dias de mandato, o inquilino da Casa Branca atacou um grande grupo de artistas de Hollywood e de meios de comunicação social que, ao mesmo tempo, se juntaram ao "jantar dos correspondentes da Casa Branca sem o presidente".

Donald Trump congratulou-se por passar a noite longe de Washington, entre pessoas muito melhores do que os artistas e os profissionais da informação. Os media, disse também Trump, fazem parte do problema e têm prioridades que não são as dele, presidente - "nem as vossas", acrescentou dirigindo-se à audiência.

Voltando a repetir que "a agenda deles não é a vossa agenda", o presidente anunciou, algo enigmaticamente, que iria tomar nas próximas duas semanas "uma importante decisão quanto aos poderes atribuídos", rematando depois, em tom de desafio: "E então veremos o que acontece".

Trump lembrou vários atentados, a começar pelo 11 de Setembro, acrescentando que há já suficientes problemas nos Estados Unidos para que continuem a ser admitidas no país pessoas que põem em risco a segurança dos cidadãos.

E, mais uma vez em tom de desafio, agora como recado às diversas instâncias judiciais que torpedearam a proibição de entrada de pessoas de diversos países de maioria muçulmana, reafirmou: "Vamos continuar a manter os terroristas radicais islâmicos fora do nosso país".
pub