Trump emenda posições sobre Merkel

por RTP
Carlo Allegri - Reuters

Na quinta-feira, Donald Trump ofereceu uma renovada opinião acerca da chanceler alemã. No passado, foram várias as acusações dirigidas a Angela Merkel. Agora, porém, considera-a “uma grande líder mundial”.

As recentes declarações foram feitas numa entrevista em Nova Hampshire, durante a qual o candidato à Casa Branca afirmou sempre ter gostado de Merkel, considerando-a a líder mundial que mais admira. No entanto, diz ter ficado desapontado com as suas políticas sobre emigração e acredita que foi “um grande erro” acolher refugiados na Alemanha. Trump sempre demonstrou opor-se a este tema, tendo já afirmado que os refugiados sírios servem de “cavalo de Tróia”.

A sua opinião atual aparenta ser mais positiva em comparação com algumas das críticas que dirigiu à chanceler alemã no passado. Num discurso que realizou em setembro na Carolina do Norte, Trump afirmou que a sua adversária na corrida à Presidência, Hillary Clinton, “está a tentar ser a Angela Merkel da América”. Algo negativo tendo em conta “o crime e os problemas causados ao povo alemão” devido às políticas da chanceler. Aproveitou para relembrar à audiência que a CDU de Merkel tinha sido, nas últimas eleições, derrotada por partidos anti-imigração.Ao contrário de Trump, Clinton afirma admirar a coragem de Merkel “ao enfrentar a crise de refugiados” e ao revelar “liderança e firmeza perante a crise europeia”.

Em dezembro, Trump utilizou o Twitter para afirmar que Merkel estava a “arruinar a Alemanha”. Previamente tinha dito que a chanceler deveria “sentir vergonha” devido às políticas para os refugiados.

O elogio que Trump dirigiu a Merkel na quinta-feira ocorreu apenas algumas horas após Hillary Clinton ter revelado admiração pela chanceler alemã durante uma entrevista. Em semelhança ao rival, Clinton também a considerou uma das suas líderes preferidas.

“Penso que tem sido uma líder extraordinária e forte durante tempos conturbados na Europa”, afirmou a democrata. Tempos esses que “têm implicações óbvias no resto do mundo” e nos Estados Unidos em particular.

No entanto, Donald Trump tinha já tecido alguns elogios a Merkel no passado. Em 2013 afirmou que esta estaria a fazer um “trabalho fantástico como chanceler”, elogiando o baixo nível de desemprego entre os jovens alemães, e em 2015 considerou que provavelmente seria “a maior líder mundial”.
Tópicos
pub