Trump ordenou ao advogado para mentir ao Congresso sobre negócios russos

por Alexandre Brito - RTP
Michael Cohen, que era advogado de Trump, está no centro da investigação em curso sobre o alegado conluio de Trump com a Rússia Reuters

É mais uma revelação sobre as relações do agora presidente dos EUA com a Rússia. De acordo com o BuzzFeed, que cita fontes federais envolvidas na investigação, Donald Trump ordenou pessoalmente ao advogado Michael Cohen para mentir ao Congresso sobre as negociações em curso para a construção da torre Trump em Moscovo.

Donald Trump, para além de ter dado ordens ao advogado para mentir no Congresso, terá apoiado um plano de Michael Cohen relacionado com uma visita a Moscovo. Com a campanha presidencial em curso, Cohen iria encontrar-se pessoalmente com Vladimir Putin para acelerar as negociações sobre a torre Trump na Rússia.

"Faz com que aconteça", terá dito Trump ao advogado.

Ainda de acordo com o BuzzFeed, mesmo perante as declarações públicas de Trump, negando qualquer negócio com a Rússia, tanto o então candidato presidencial como os seus filhos Ivanka e Donald Trump Jr. terão recebido informações constantes e atualizadas sobre os avanços do projeto imobiliário.

Michael Cohen assumiu em novembro culpa por ter mentido no testemunho que enviou por escrito ao Senado. O procurador especial Robert Mueller, que está a investigar o caso, disse na altura que as falsas declarações de Cohen serviriam para "minimizar ligações entre o projeto de Moscovo e o indivíduo 1" - que será Donald Trump - "na esperança de limitar a investigação".

Escreve ainda o BuzzFeed que as suas fontes adiantaram que Cohen disse que mesmo depois das eleições o presidente lhe deu instruções claras para mentir e afirmar que as negociações em Moscovo terminaram meses antes do que realmente aconteceu.

Foto: Marcos Brindicci - Reuters

O pedido de Trump para que o advogado mentisse terá sido reafirmado por várias testemunhas da organização Trump. Mueller terá ainda emails, mensagens de texto e outros documentos que provam essas instruções.

As declarações de Cohen estão a abalar o próprio presidente dos EUA, que já terá admitido perante os elementos mais próximos o receio de um impeachment.

Durante a campanha, Trump negou sempre qualquer negócio ou interesses financeiros com a Rússia.

Este depoimento parece no entanto indicar que, nos bastidores, Trump estava a tentar que a construção da torre em Moscovo fosse uma realidade, com potenciais lucros na ordem dos 300 milhões de dólares.
Tópicos
pub