Trump saúda decisão “sensata” da Coreia do Norte

por Ana Sofia Rodrigues - RTP
Kevin Lamarque - Reuters

O Presidente norte-americano saudou o aparente recuo da Coreia do Norte sobre um eventual ataque à ilha de Guam como uma decisão “sensata”, que aliviou a escalada de tensão entre os dois países.

"Kim Jong-Un da Coreia do Norte tomou uma decisão muito sábia e sensata", escreveu Donald Trump na rede social Twitter.


"A alternativa teria sido catastrófica e inaceitável", reiterou o Presidente norte-americano.

Na terça-feira, o líder norte-coreano anunciou colocar de parte para já o plano de lançar misseis balísticos contra o território americano na ilha de Guam – que alberga bases militares dos Estados Unidos -, afirmando querer “observar um pouco mais” as ações dos EUA antes de executar a ameaça. Pouco tempo antes, Kim Jong-Un tinha divulgado que tinha concluído os planos de ataque à ilha.

Donald Trump tinha ameaçado com “fogo e fúria nunca vistos”, garantindo que a opção militar contra a Coreia do Norte estava pronta a avançar.

A retórica entre Pyongyang e Washington tinha sido marcada por um escalar de agressividade, depois de novos testes de mísseis balísticos intercontinentais norte-coreanos e pela adoção de novas sanções pelo Conselho de Segurança da ONU.
Guterres oferece ajuda ao diálogo
O secretário-geral da ONU, António Guterres, argumentou esta quarta-feira que é tempo de “desligar a retórica e ligar a diplomacia” em relação à Coreia do Norte.
Guterres declarou a Rússia, Japão, EUA, China, à Coreia do Sul e Coreia do Norte que estava disponível para ajudar a iniciar as negociações.

“A solução para a crise tem de ser política. As consequências da ação militar são demasiado horríficas para serem sequer equacionadas”.

“À medida que as tensões aumentam, também há o risco de mal-entendidos, erros de cálculo e de escalada”, avisou Guterres.

As negociações a seis, lançadas em 2003 após a saída de Pyongyang do Tratado de Não Proliferação das Armas Nucleares, estão atualmente suspensas.

“Estou pronto para ajudar de qualquer maneira", reforçou.

Segundo António Guterres, existem várias maneiras possíveis de diálogo, passando por diferentes formatos bilaterais ou por reuniões a seis.
EUA aguarda sinal de diálogo
O chefe da diplomacia norte-americana disse na terça-feira que a administração americana se mantém interessada num diálogo com o líder da Coreia do Norte, mas que aguarda algum sinal de interesse por parte de Pyongyang.

“Continuamos interessados em tentar encontrar uma maneira de dialogar, mas isso depende dele”, disse o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, numa referência ao líder norte-coreano.

pub