Trump sugere cimeira com Kim Jong-un na fronteira entre as Coreias

por RTP
Joshua Roberts - Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu esta segunda-feira que o seu encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, seja realizado na Casa da Paz, em Panmunjon, local onde foi assinado o armistício que suspendeu a guerra entre o Sul e o Norte há 65 anos e onde se realizou a cimeira histórica de sexta-feira entre Kim Jong-un e o chefe de Estado sul-coreano.

“Estão a ser considerados vários países para o encontro, mas não seria a Casa da Paz/Casa da Liberdade, na fronteira entre a Coreia do Norte e do Sul, o local mais representativo, importante e duradouro do que outro país qualquer? Só estou a perguntar!”, escreveu Trump esta segunda-feira no Twitter.

É a primeira vez que o Presidente dos Estados Unidos se pronuncia sobre um lugar exato para a celebração da histórica cimeira, uma vez que antes apenas tinha aludido a "dois ou três locais" que estavam a ser considerados.


Já no sábado, Donald Trump tinha escrito na mesma rede social que a cimeira com Kim Jong-un ocorreria dentro de “três ou quatro semanas”. Contudo, ainda falta escolher o local da reunião.

Na cimeira entre Kim Jong-un e o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, na zona desmilitarizada, os líderes anunciaram o fim de mais 60 anos de conflito e prometeram a “total desnuclearização” da península.

O líder da Coreia do Norte e o Presidente sul-coreano "tiveram um diálogo sincero e franco sobre a desnuclearização e o estabelecimento de uma paz permanente na península coreana, assim como sobre o desenvolvimento das relações intercoreanas", afirmou aos jornalistas o porta-voz da Presidência da Coreia do Sul, Yoon Young-chan, na sexta-feira.

De Washington chegou o desejo de que o encontro entre Coreias conduza a um futuro de paz. Foi essa a mensagem deixada pela Casa Branca.

"Esperamos que as conversações permitam caminhar para um futuro de paz e de prosperidade para toda a Península Coreana", afirmou a Casa Branca em comunicado.

Tópicos
pub