Em direto
Médio Oriente. Israel ataca Irão com instalações nucleares e militares como alvo

Trump vai falar com Putin sobre a paz na Ucrânia

por Cristina Sambado - RTP
Trump e Putin estiverem juntos na cimeira do G20 que decorreu em junho de 2019 no Japão Kevin Lamarque - Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai falar com o homólogo russo, Vladimir Putin, na tarde desta segunda-feira, sobre a paz na Ucrânia, numa altura em que os líderes europeus exigem que o Kremlin aceite um cessar-fogo imediato para travar o conflito mais mortífero da região desde a Segunda Guerra Mundial.

Segundo o Kremlin, a chamada telefónica, entre Donald Trump e Vladimir Putin, está agendada para as 17h00 de Moscovo (menos duas em Lisboa).

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a discussão dos dois líderes sobre a Ucrânia teria em conta os resultados das conversações entre a Rússia e a Ucrânia em Istambul na semana passada.

Antes do telefonema, o Kremlin revelou que “prefere atingir os objetivos para o conflito na Ucrânia por meios políticos e diplomáticos”.

Putin e Trump falaram ao telefone no dia 18 de março, acordando um cessar-fogo de 30 dias sobre as infraestruturas energéticas, que Kiev e Moscovo se acusaram mutuamente de violar. O presidente norte-americano que quer ser recordado como um pacificador, tem apelado repetidamente ao fim do “banho de sangue” da Ucrânia, que a sua administração classifica como uma guerra por procuração entre os Estados Unidos e a Rússia.

“Os temas do encontro serão o fim do ‘banho de sangue’ que está a matar, em média, mais de cinco mil soldados russos e ucranianos por semana, e o comércio”, escreveu Trump na rede social TruthSocial, no sábado.

Trump espera “que seja um dia produtivo, que haja um cessar-fogo e que esta guerra muito violenta, uma guerra que nunca deveria ter acontecido, termine.”

Sob pressão de Trump, os delegados da Rússia e da Ucrânia reuniram-se na passada semana em Istambul pela primeira vez desde março de 2022, depois de Putin ter proposto conversações diretas e de os europeus e a Ucrânia terem exigido um cessar-fogo imediato. No domingo, vice-presidente dos EUA, JD Vance, reuniu-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Roma, para preparar o telefonema desta segunda-feira.

De acordo com um alto funcionário ucraniano, os dois líderes discutiram "a situação na frente, os preparativos para a conversa de segunda-feira (entre Trump e Putin), a possibilidade de sanções contra a Rússia na ausência de resultados e um cessar-fogo".

“Os líderes discutiram o seu objetivo comum de pôr fim ao derramamento de sangue na Ucrânia e forneceram informações adicionais sobre o estado atual das negociações para um cessar-fogo e uma paz duradoura”, afirmou a Casa Branca.

Esta reunião foi a primeira entre Vance e Zelensky desde a altercação filmada na Sala Oval no final de fevereiro, que marcou a mudança de tom da Casa Branca em relação à Ucrânia.

Também no domingo, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer discutiu a guerra da Rússia contra a Ucrânia com líderes dos Estados Unidos, Itália, França e Alemanha.

"Amanhã, o presidente Putin deve mostrar que quer a paz aceitando o cessar-fogo incondicional de 30 dias proposto pelo presidente Trump e apoiado pela Ucrânia e pela Europa", escreveu o presidente francês Emmanuel Macron no X após a ligação de domingo.

A próxima semana será “crucial”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a partir de Roma.

“O presidente está determinado a obter resultados” sobre a Ucrânia, afirmou o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, antes de avisar: “Se ele não conseguir, ninguém conseguirá”.

c/ agências
PUB