Última Hora
António Costa com luz verde para o Conselho Europeu

Turquia apela ao Irão para que evite uma "nova escalada"

por Lusa

A Turquia apelou hoje a Teerão para que evite uma "nova escalada" de violência na região, depois do ataque iraniano contra Israel lançado na noite de sábado, afirmou fonte da diplomacia turca.

"O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, teve hoje uma conversa telefónica com o seu homólogo iraniano [...] e disse que não queremos uma nova escalada na região", afirmou à agência de notícias francesa France-Presse uma fonte da diplomacia da Turquia.

Segundo a mesma fonte, o chefe da diplomacia iraniana, Hossein Amir-Abdollahian, afirmou que "a operação de retaliação contra Israel terminou", mas que Teerão mantinha o direito de agir "com mais firmeza", em caso de uma resposta por parte de Telavive.

O Irão lançou na noite de sábado e madrugada de hoje um ataque contra Israel, com recurso a `drones` (aeronaves não tripuladas), mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos, a grande maioria intercetados, segundo o Exército israelita.

O ataque surgiu depois de um bombardeamento ao consulado do Irão em Damasco, na Síria, a 01 de abril, que matou sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios, aumentando as tensões entre Teerão e Telavive, já marcadas nos últimos tempos pela ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

O presidente do Irão, Ebrahim Raisi, afirmou hoje que o ataque lançado contra Israel foi "uma lição contra o inimigo sionista", avisando Telavive que qualquer "nova aventura" irá contar com uma resposta "ainda mais dura" de Teerão.

Tópicos
pub