Ucrânia. Costa fala em "responsabilidade da UE de não criar falsas expectativas"

por RTP

Foto: Tiago Petinga - Lusa

António Costa reagiu ao início da noite de quinta-feira à atribuição do estatuto de candidato à Ucrânia e à Moldova, considerando que "constitui uma enorme responsabilidade para a União Europeia de não criar falsas expectativas, de não gerar frustrações que necessariamente serão um amargo futuro na nossa relação".

"Este tem de ser um processo conduzido de forma leal, empenhada, correta. E Portugal, como o presidente Zelensky disse, continuará a reforçar a cooperação bilateral que temos estabelecido, nomeadamente no apoio técnico a esta candidatura", acrescentou o primeiro-ministro português.

Em declarações após a decisão da UE de aprovar o estatuto de candidato da Ucrânia e da Moldova à UE, António Costa referiu ainda que "a Rússia constitui um desafio global".

"A Rússia não desenvolve a sua atividade só na Ucrânia. Na Ucrânia é onde é mais visível, mais brutal, uma violação clara do direito internacional, com uma invasão, com uma guerra, com ataques indiscriminados a civis; mas age de outras formas noutras regiões do mundo e também em outros países da Europa", alertou.

É, por, isso, "evidente que a União Europeia tem de olhar de uma forma global, como a NATO", considerou o primeiro-ministro.
pub