Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Ucrânia nega ter lançado drones contra território russo

por RTP
Reuters

Mykhailo Podolyak, o conselheiro de Volodymyr Zelensky, negou esta quarta-feira que Kiev tenha lançado drones contra território russo e reforçou a posição de que qualquer plano de paz deve envolver a retirada das tropas russas dos territórios ucranianos.

“A Ucrânia não ataca território da Federação Russa. A Ucrânia está a travar uma guerra defensiva para desocupar todos os seus territórios”, escreveu Mykhailo Podolyak na rede social Twitter.
Segundo o conselheiro presidencial, “os processos de pânico e desintegração estão a acumular-se na Federação Russa, refletidos por um aumento nos ataques internos a instalações e infraestruturas por objetos voadores não identificados”.

O Kremlin já revelou que não acredita na declaração de Kiev.

Mykhailo Podolyak acrescentou, em relação a um eventual plano de paz, que “a posição da Ucrânia é conhecida – a retirada das tropas russas para as fronteiras de 1991”.

Na terça-feira, o Ministério da Defessa da Rússia acusou a Ucrânia de lançar uma série de tentativas de ataques com drones contra infraestruturas russas, incluindo a capital Moscovo. As autoridades russas chegaram mesmo a encerrar o espaço aéreo sobre São Petersburgo.

Os governadores de duas regiões russas próximas do leste da Ucrânia, Kursk e Belgorog, acusaram repetidamente as Forças Armadas ucranianas de bombardearem alvos civis na Federação Russa, ao longo da fronteira.
Polónia acusa Rússia de ataque cibernético
Por sua vez, a Polónia veio esta quarta-feira acusar Moscovo de ser responsável por um ataque de hackers que bloqueou o acesso dos contribuintes ao sistema da declaração de impostos.

“Os russos são os responsáveis pelo ataque isso deve ficar claro. Temos informações que tornam muito provável que este seja o responsável”, esclareceu Janusz Cieszynski, do gabinete do primeiro-ministro polaco.

A embaixada russa em Varsóvia não comenta as acusações.

Segundo Cieszynski, responsável pela digitalização, “os dados dos contribuintes não foram divulgados” e o ataque apenas bloqueou o acesso ao site.
pub