UE chega a acordo "histórico" sobre o Novo Pacto de Migração e Asilo
Ao fim de três anos de negociações, os Estados-membros e o Parlamento Europeu chegaram esta quarta-feira a um importante acordo provisório sobre o Novo Pacto em matéria de Migração e Asilo para reformar a política migratória da União Europeia, com vista a tornar o sistema europeu de asilo mais eficaz e solidário, permitindo aliviar a carga dos países a onde chegam mais migrantes.
“As cinco leis da UE abrangem todas as fases da gestão do asilo e da migração, desde o rastreio dos migrantes irregulares quando chegam à UE, à recolha de dados biométricos, aos procedimentos para a apresentação e tratamento dos pedidos de asilo, às regras para determinar qual o Estado-membro responsável pelo tratamento de um pedido de asilo, à cooperação e solidariedade entre os Estados-Membros e à forma de lidar com situações de crise, incluindo casos de instrumentalização dos migrantes”, afirmou o Conselho da União Europeia numa declaração.
We did it. We have just reached a political agreement on the Pact on Migration and Asylum #migration
— Ylva Johansson (@YlvaJohansson) December 20, 2023
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, também confessou estar orgulhosa do feito alcançado pelos líderes europeus esta quarta-feira e afirmou que “o dia 20 de dezembro de 2023 ficará na história” como o “dia em que a União Europeia chegou a um acordo histórico sobre um novo conjunto de regras para gerir a migração e o asilo”, numa publicação no antigo Twitter. "A Europa voltou a desafiar as probabilidades", acrescentou.
20th December 2023 will go down in history.
— Roberta Metsola (@EP_President) December 20, 2023
The day the EU reached a landmark agreement on a new set of rules to manage migration and asylum.
Europe has once again defied the odds.
I'm very proud that with the Migration & Asylum Pact, we have delivered and provided solutions. pic.twitter.com/Ic2AXYeKqN