Vaga de frio nos EUA vai bater vários recordes de temperaturas negativas no país

por RTP
Imagem de arquivo Reuters

Os EUA vão passar ao longo desta semana por uma vaga de frio polar, que atingirá recordes de temperaturas negativas no Texas, Novo México e em Nova Jérsia. Esta onda de frio vai originar ainda forte queda de neve em várias localidades do país.

Os meteorologistas dizem que as temperaturas vão começar a descer já esta segunda-feira, a partir do Oeste do país e descendo lentamente até sul.

Os valores mais baixos esperados serão no Sul e no Oeste, já na próxima terça-feira, quando algumas zonas do Texas atingirem os 8 graus negativos, algo que não acontecia desde meados dos anos 40.

As máximas, esta segunda-feira, não deverão ultrapassar os 6 graus negativos, na zona dos Grandes Lagos, entre os Estados Unidos e o Canadá. No estado do Michigan, os meteorologistas alertaram para a possível queda de neve já esta segunda-feira. Também no Estado do Ohio as temperaturas vão sofrer grandes descidas.

No sul do país as temperaturas vão estar 24 graus abaixo da média, com Dallas, no Estado do Texas, a atingir os 5 graus negativos. Para esta zona do país está também prevista uma tempestade, que contará com chuvas geladas e o ar bastante frio.

A partir de quarta-feira a vaga de frio irá atingir a zona de Boston e Washington D.C., com temperaturas muito abaixo da média para esta altura do ano.

Segundo os meteorologistas, este padrão irá manter-se no país até à segunda semana de novembro. A partir dessa altura o frio intenso irá enfraquecer e as temperaturas vão subir gradualmente.
pub