Várias pessoas feridas num tiroteio na Suécia em pleno dia

por RTP
DR

Uma grande operação policial foi desencadeada esta terça-feira em Kristianstad, no sul da Suécia, depois de vários tiros terem sido disparados pelas 15h40.

Foram chamadas ambulâncias para o local do ataque "entre Näsby e Gamlegården". A área, junto a um centro comercial, foi isolada pelas forças de segurança.

Richard Lundqvist, um porta-voz da polícia diz que os agentes já estavam a caminho por terem sido avisados para "vários grandes estrondos", antes de ser confirmado o tiroteio.

"Foram encontradas várias pessoas com ferimentos de bala em diversos locais na área", referiu. As vítimas estavam "dentro e fora", referiu sem mais detalhes.

Três pessoas foram levadas para o hospital de ambulância em estado grave, foi depois confirmado, incluindo uma mulher de cerca de 60 anos. As outras duas pessoas serão homens de 20 a 30 anos, de acordo com fontes locais.

"Estamos a tentar perceber quantas pessoas foram atingidas" acrescentou o porta-voz. Foi também prestado socorro a várias pessoas no local.

O Hospital Central de Kristianstad encerrou as portas ao público e colocou guardas nos pontos de entrada e saída, após o incidente.

Ignoram-se para já os motivos do tiroteio. A polícia abriu uma investigação.

Na noite passada, um outro incidente semelhante mobilizou a polícia para a mesma área de Kristianstad. Os agentes encontram vestígios de disparos mas nenhuma vítima.

Näsby tem sido classificada como área problemática, um bairro onde têm ocorrido motins e assassínios.

É afetada por uma taxa elevada de desemprego e os moradores têm em geral baixo nível de escolaridade, referiram fontes policiais à imprensa.
pub