Venezuela acusa Colômbia de impedir entrada de 20 mil caixas de alimentos em Cúcuta

por Lusa

Caracas, 23 fev (Lusa) - A Venezuela acusou, na sexta-feira, as autoridades migratórias colombianas de impedir a entrada, na Colômbia, de 20 mil caixas de alimentos que o Governo do Presidente Nicolás Maduro enviava para famílias pobres de Cúcuta.

"Supervisionamos 16 contentores com 20 mil caixas Clap (alimentos subsidiados) que não puderam ser entregues às famílias que habitam em Cúcuta (Colômbia), porque a migração impede", disse o presidente da Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime).

Diosdado Cabello falava aos jornalistas em Ureña, Venezuela, nas proximidades da fronteira colombo-venezuelana, onde o Governo do Presidente Nicolás Maduro realizou o concerto musical "Para a guerra nada".

"A revolução venezuelana trouxe alimentos para os irmãos da zona de Cúcuta e impedem que a comida passe", frisou.

Cabello, que é considerado o segundo homem mais forte do chavismo, depois de Nicolás Maduro, explicou ainda que 50% da população de Villa do Rosário, uma localidade de Cúcuta, vive em pobreza.

Do outro lado da fronteira, em Cúcuta, estão centenas de toneladas de ajuda humanitária internacional, à espera que o Governo do presidente Nicolás Maduro autorize a entrada no país.

A ajuda, segundo a oposição venezuelana, permitirá assistir, numa primeira fase 300 mil famílias venezuelanas que precisam de ajuda.

A oposição espera que essa ajuda humanitária entre hoje na Venezuela, apesar de o Governo do Presidente Nicolás Maduro ter insistido várias vezes que não vai permitir.

Dados recentes, divulgados pela ONU, dão conta que mais de 3,4 milhões de pessoas abandonaram a Venezuela, desde 2015, escapando da crise política, económica e social que afeta o país.

FPG // FST

Tópicos
pub