Venezuela. Apagão perdura e paralisa serviços

por Mário Aleixo - RTP
A falta de energia está a parar a Venezuela Reuters

Na Venezuela, as escolas estão esta segunda-feira encerradas, assim como vários pontos de comércio e alguns serviços administrativos.

O “apagão” que dura desde a noite de quinta-feira continua a marcar a atualidade venezuelana e Juan Guaidó anunciou que vai pedir ao Parlamento para decretar o estado de emergência por causa da falta de luz que dura há três dias.

Mais de metade do território venezuelano, incluindo várias zonas da capital, está sem luz desde a madrugada de sexta-feira.

Dilan Pereira, jornalista lusodescendente da revista Diplomacia Latino Americana, conta a partir de Caracas que a cidade tem constantes intermitências de energia e que a falta de luz está a ter efeitos graves nos serviços de saúde e comunicações.

Perante este apagão, o autoproclamado presidente interino falou de uma catástrofe, garantindo que a Assembleia Nacional deverá decretar nas próximas horas o estado de emergência.

Em resposta, o Presidente Nicolás Maduro utiliza a rede social Twitter para dizer que a estratégia da oposição vai fracassar. E promete trabalhar para que se "recupere plenamente o sistema elétrico nacional".


Na última noite, 11 países do Grupo de Lima responsabilizaram o "regime ilegítimo" de Maduro pelo apagão, que dizem já ter causado 18 vítimas.

Em comunicado, este grupo diplomático criado para dar resposta à crise venezuelana volta também a reiterar o apoio a Juan Guaidó.
Tópicos
pub