Venezuela. Delegação do PE impedida de entrar no país

por Mário Aleixo - RTP
Assembleia Nacional venezuelana está fechada para os eurodeputados parlamento europeu Reuters

Uma delegação do Parlamento Europeu (PE), que tinha sido convidada pela Assembleia Nacional venezuelana (AN) a visitar a Venezuela, foi impedida de entrar no país e obrigada a apanhar um voo de regresso a Madrid.

A expulsão dos eurodeputados foi denunciada através do Twitter, pelo porta-voz do Partido Popular espanhol, Esteban González Pons, um dos deputados expulsos da Venezuela, ao dizer que "a única explicação" para o sucedido é que Maduro "não nos quer" no país.


A delegação estava composta pelos eurodeputados Esteban González Pons, José Ignácio Salafranca Sánchéz-Neyra e Juan Salafranca.

Dela fazia parte também o eurodeputado português Paulo Rangel, que perdeu o voo de ligação entre Madrid e Caracas.

O eurodeputado português, na Antena 1, contou que ia juntar-se a esta delegação mas devido ao congestionamento do tráfego aéreo em Madrid não conseguiu voar para Caracas.

Conta o eurodeputado do PSD que os colegas de Bruxelas viram o passaporte retido e têm guia de marcha para a Europa.



Entretanto o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano revelou que a delegação do Parlamento Europeu (PE) que foi impedida de entrar na Venezuela tinha sido notificada "há vários dias" de que "não seria admitida" no país.

"Por vias oficiais e diplomáticas, as autoridades do governo bolivariano da Venezuela, notificaram, há vários dias, o grupo de eurodeputados que pretendia visitar o país com fins conspirativos, que não seria admitido", escreveu Jorge Arreaza, na sua conta oficial da rede social Twitter.

Segundo o ministro venezuelano, as autoridades da Venezuela "instaram" os deputados "a desistir" da visita "e evitar assim outra provocação".
pub