Washington alerta para importância de manter "canais de comunicação" com Pequim

por Andreia Martins - RTP
Em declarações aos jornalistas a partir de Lulea, na Suécia, o secretário de Estado norte-americano acusou a China de ter conduzido uma "manobra agressiva injustificada" junto a uma aeronave dos EUA. Jonas Ekströmer - EPA

Em declarações à imprensa, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, apelou esta quarta-feira a uma melhor comunicação entre a China e os Estados Unidos após um incidente que envolveu aviões militares dos dois países.

De acordo com os responsáveis norte-americanos, um caça chinês realizou na última sexta-feira uma “manobra agressiva injustificada” perto de uma aeronave de reconhecimento militar dos Estados Unidos.

O incidente ocorreu no Mar do Sul da China.

Esta quarta-feira, em declarações sobre o ocorrido, o secretário-geral, Antony Blinken, sublinhou que o piloto chinês “fez uma manobra perigosa” e “aproximou-se muito, muito” do aparelho norte-americano, que realizava “operações de rotina” no espaço aéreo internacional.

“Tem havido uma série de ações semelhantes não apenas contra nós, mas também contra outros países nos últimos meses”, vincou o chefe da diplomacia norte-americana.

Num vídeo divulgado pelas forças militares norte-americanas, é possível ver um caça chinês J-16 a mudar rapidamente de direção de frente para uma aeronave norte-americana US RC-135 Rivet Joint.

Por sua vez, as autoridades chinesas acusaram os Estados Unidos de levarem a cabo uma “provocação perigosa”. Garantiu que a aeronave norte-americana “invadiu deliberadamente” o espaço de treino do aparelho chinês.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considerou esta quarta-feira que este caso “apenas demonstra que é importante termos canais de comunicação regulares e abertos, inclusive entre os nossos ministros da Defesa”.

“O mais perigoso é não haver comunicação e, como resultado, acontecer um mal-entendido, uma falha de comunicação”, considerou Antony Blinken numa declaração aos jornalistas esta quarta-feira a partir da Suécia.

Na segunda-feira, o Pentágono informou que Pequim recusou um convite dos Estados Unidos para uma reunião, em Singapura, do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e o homólogo chinês, Li Shangfu.

De recordar que o secretário de Estado norte-americano adiou em fevereiro uma deslocação a Pequim devido ao caso de um balão chinês que sobrevoou território norte-americano durante vários dias antes de ser abatido. Um caso em que Pequim acusou Washington de “histeria”.
pub