Washington impõe sanções a "procuradora corrupta" da Bósnia-Herzegovina

por Lusa

O Governo dos EUA impôs hoje sanções a uma procuradora da Bósnia-Herzegovina, que acusa de cumplicidade na corrupção e de prejudicar o processo democrático nos Balcãs ocidentais.

O Departamento do Tesouro (Finanças) disse que o Gabinete de Controlo de Bens Estrangeiros emitiu sanções dirigidas à procuradora Diana Kajmakovic, definida pelo organismo como uma "procuradora estatal abertamente corrupta e com ligações a organizações criminosas".

O Tesouro disse que Kajmakovic foi identificada no decurso de uma investigação sobre crime organizado e narcotráfico na Bósnia-Herzegovina. Os investigadores analisaram conversas encriptadas que mencionam o envolvimento da procuradora no apoio a narcotraficantes e outros suspeitos de crimes, disse a agência.

Alegadamente, Kajmakovic ajudou a ocultar provas, impedir a perseguição judicial e apoiar a atividade criminal em troca de vantagens pessoais para bloquear as investigações aos suspeitos.

O Governo norte-americano muniu-se de uma ordem executiva assinada pelo Presidente Joe Biden para impor as sanções. A ordem é dirigida aos que "ameaçam os esforços de estabilização internacional" nos Balcãs ocidentais, indica a agência noticiosa Associated Press (AP).

"Diana Kajmakovic continuou a minar a democracia e o estado de direito na Bósnia-Herzegovina", justificou numa declaração por email Brian E. Nelson, subsecretário do Tesouro para o terrorismo e investigação financeira.

Esta decisão foi anunciada a menos de uma semana das eleições gerais nesta república da ex-Jugoslávia, e que decorrem no próximo domingo.

Tópicos
pub