Wikipedia inclui centros de detenção dos EUA entre os campos de concentração

por RTP
Têm surgido várias vozes que comparam estes centros de detenção com os antigos campos de concentração nazis. Mike Blake - Reuters

Os centros de detenção de imigrantes na fronteira dos Estados Unidos com o México foram incluídos na “Lista de Campos de Concentração e de Detenção” da Wikipédia. Estes centros passam a figurar ao lado dos maiores campos de concentração do mundo.

Os vários edifícios de detenção de imigrantes, onde crianças são separadas dos seus pais e mantidas enjauladas, marcam lugar na lista da Wikipédia, juntamente com os campos de trabalhos forçados da União Soviética e os campos de concentração nazis.

site descreve como é que “dois mil menores foram separados dos seus pais” e colocados em campos de detenção, após tentarem “passar, ilegalmente, a fronteira entre os Estados Unidos e o México”. A medida faz parte da política de "tolerância-zero" para com os imigrantes, instituída por Trump.

Depois da transmissão de imagens e áudio que demonstram as condições em que são mantidas estas crianças, têm surgido várias vozes que comparam a situação com os campos nazis.

O antigo diretor da CIA, Michael Hayden, alertou na segunda-feira para as semelhanças entre a política de imigração de Trump e o nazismo.

"Sei que não somos a Alemanha nazi, mas há algumas coisas em comum (...) temos que ter cuidado para não ir nessa direção", declarou à CNN.

As suas declarações ao órgão de comunicação vieram no seguimento da publicação de uma foto no seu Twitter. A foto retratava o campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, onde era possível ler: “houve outros Governos que separaram mães e crianças”. 


Por outro lado, há quem defenda que a comparação é exagerada, como é o caso de Jeff Sessions, ministro da Justiça dos Estados Unidos.

"É realmente exagerado. Na Alemanha nazi impediam os judeus de abandonar o país", defendeu numa entrevista à Fox News, na noite de segunda-feira.

Afirmou, no entanto, que estas questões são “um assunto sério” sobre o qual  se deve pensar: “Queremos conceder asilo para aqueles que são elegíveis", declarou.
Tópicos
pub