William Shatner, o capitão Kirk da saga "Star Trek", no Espaço. E desta vez é real

por RTP
Suzanne Plunkett - Reuters

O capitão Kirk da série "Star Trek", o ator William Shatner, vai viajar ao Espaço esta quarta-feira, num foguetão da Blue Origin, de Jeff Bezos, atravessando a "fronteira final" do espaço. É a segunda viagem com passageiros da Blue Origin, após o voo realizado em julho com o multimilionário Jeff Bezos a bordo.

O ator William Shatner, conhecido pelo papel de capitão Kirk na série "Star Trek – O Caminho das Estrelas", foi finalmente ao espaço, a bordo de um foguetão do magnata Jeff Bezos, que descolou ao início da tarde desta quarta-feira. Aos 90 anos, Shatner torna-se também a pessoa mais velha de sempre a ir ao Espaço.

Depois de ser adiado um dia devido a condições meteorológicas pouco favoráveis, a Blue Origin completou com sucesso mais uma descolagem do seu foguetão NS-18 com tripulantes a bordo.

Foi por volta das 15h50 (hora de Portugal Continental) que o NS-18 descolou, com a cápsula tripulada a separar-se do foguetão cerca de três minutos depois da descolagem conforme planeado. Pouco depois a cápsula elevou-se acima dos 100km de altitude da Terra, dando aos tripulantes a oportunidade de desfrutarem por alguns minutos de gravidade zero.

O foguetão NS-18 conseguiu aterrar com sucesso no local determinado, completando assim com sucesso esta etapa da missão. A cápsula com os quatro tripulantes pousou no solo cerca de 10 minutos depois da descolagem, uma fase em que foi possível ouvir William Shatner a comentar as suas primeiras impressões.

"Foi diferente de tudo aquilo que descreveram"
, afirmou o ator.

Acompanhe aqui o momento em direto:


O protagonista da popular série de ficção científica, que começava com a frase "Espaço, a fronteira final", deverá ser a pessoa mais velha a chegar ao espaço, aos 90 anos.

"Ouvi falar do espaço durante muito tempo", brincou o ator canadiano, citado num comunicado da Blue Origin. "Vou aproveitar a oportunidade para o ver com os meus próprios olhos. Que milagre", acrescentou.

Esta é a segunda viagem com passageiros da Blue Origin, após o voo realizado em julho com Jeff Bezos a bordo, o fundador da empresa e da multinacional de comércio electrónico Amazon. A viagem de Shatner deverá contribuir para promover a empresa espacial do magnata norte-americano, num sector em que a competição é renhida, com a Virgin Galactic, do multimilionário britânico Richard Branson, a propor uma experiência semelhante.

Shatner vai viajar a bordo do foguetão New Shepard, totalmente automatizado e reutilizável, que descola verticalmente, com uma cápsula que se desprende durante o voo. Durante a viagem, o ator vai ultrapassar a chamada linha de Karman, o limite reconhecido internacionalmente entre a atmosfera terrestre e o espaço, a uma altitude de 100 quilómetros.

No total, a experiência deverá durar apenas 11 minutos.

Além do "Capitão Kirk", estarão a bordo mais três passageiros: Chris Boshuizen, antigo engenheiro da NASA e co-fundador da empresa norte-americana Planet Labs, que tira fotografias de alta resolução à Terra, utilizando satélites; Glen de Vries, co-fundador da Medidata Solutions, empresa de software para a indústria farmacêutica, e Audrey Powers, responsável pelas operações de voo e manutenção de foguetes da Blue Origin.
pub