Xanana pede mais cooperação entre Portugal e Timor-Leste

| Mundo
Xanana pede mais cooperação entre Portugal e Timor-Leste

Portugal e Timor-Leste assinam esta terça-feira o Programa Estratégico de Cooperação, num montante de 70 milhões de euros.

O designado (PEC) 2018-2022 será assinado em Lisboa pelos chefes das diplomacias dos dois países.

Em Portugal está o antigo Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, que na última noite, em declarações à jornalista da Antena 1 Carolina Soares, disse estar satisfeito com o acordo e manifestou a ideia de que é preciso intensificar a cooperação.

Noutro âmbito, o dirigente timorense ainda lembrou que os governos de Timor e da Austrália querem concluir a ratificação do tratado de fronteiras marítimas, até 30 de agosto, data em que se
cumprem 20 anos do referendo da independência.

O antigo líder da resistência timorense que foi presidente e primeiro-ministro de Timor-Leste considera importante delimitar as fronteiras com a Austrália no mar rico de Timor e daí a necessidade de ratificar o Tratado Permanente de Fronteiras Marítimas entre os dois países no dia 30 agosto.

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.